Mais de 50.000 donos de casa desesperados já passaram por aqui!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Primeiro Café: Missão Cumprida!




Salve salve, donos de casa!!
Depois de alguns dias sem postar ( por falta de tempo e de sugestões de posts ), cá estou eu!
Bom, vamos ao assunto principal do post! rs

Que atire a primeira xícara aquele dono de casa que nunca se viu forçado a usar Nescafé por não saber fazer café da maneira tradicional (com coador, pó, etc )! Pois é.. até uns dias atrás, eu ficaria pianinho.. mas, hoje é um dia especial!! Fiz meu primeiro café! xD

E eu que achava que era um bicho de sete cabeças.. tsc. Na verdade, é mais fácil do que lavar banheiro seguindo as dicas do blog. rs

Vamos às dicas do café:
Primeiro, separe as coisas que você vai usar, pra evitar o corre-corre quando a água começar a ferver ( é, ela vai ferver, e vai evaporar se você não ficar esperto.).

Bote em cima da mesa, da pia, ou segure na mão mesmo:
- Cuador (ou coador, sei lá.)
- Garrafa Térmica (vulgo Quente-Frio)
- Colher
- Pó de Café.

Pra começar, coloque água na panela, e bote pra ferver. A quantidade de água que você usará depende exclusivamente do tamanho da sua garrafa térmica e/ou do tanto de gente que vai beber do seu café.
Como a garrafa térmica da PokeBola é pequena e só eu ia beber meu café, usei pouca água.. mas não medi com copo, nem nada.. foi no olhômetro mesmo.

Depois que a água começar a ferver, jogue UM POUCO da água na garrafa térmica, e coloque a panela no fogo novamente. Isso serve pra tirar alguma sujeira que eventualmente pode ter ficado no fundo da garrafa.

DICA: Se sua garrafa térmica for NOVA, olhe se não tem um pequeno manual de instruções dentro dela. Eu não olhei, e por pouco meu café não saiu com papel e tudo. (concorde comigo: idéia de jegue colocar o manual dentro da garrafa, né? Alô, fabricantes..)

Próximo passo: Colocar o café na água.
Da mesma maneira que você teve que estimar a quantidade de água a ser usada, tem que estimar a quantidade de café. Pro café da PokeBola eu usei 1 e 1/2 colher de pó de café.

Coloque o pó de café na água, e misture. Espere um pouquinho pra dar mais uma fervida, e comece a despejar o café no coador, que a esta altura do campeonato já deve estar devidamente posicionado em cima da garrafa. (Com uma mão você segura o coador, e com a outra derrama o café)

Dica: Muita gente coloca o açúcar durante a preparação do café, mas eu não gosto de fazer assim. Afinal, é mais prático colocar o açúcar no café quando ele já estiver na xícara, e ir provando até ficar doce, né? Enfim.. fica a seu critério.

Por fim, é só degustar essa IGUARIA que você acabou de preparar.

Se ficou bom, se orgulhe de seu café. Se ficou ruim, prefira pensar que foi a marca do pó de café que não era tão boa assim..

Bom, o basicão tá aí.
Com o passar dos dias, você vai fazendo as adaptações que julgar necessárias(como o tanto de água, o tanto de pó de café, etc.), e pode até "criar'' sua própria maneira de fazer café.

P.S.: A matéria não tá TÃÃÃO elaborada porque foi feita "nas coxas", afinal, depois de fazer o café você tem que lavar a panela, o coador, e etc, né? Então, lá vou eu! A pia me espera!

Abraços

Dicas, sugestões, e/ou curiosidades? Compartilhe comigo e com os demais moradores-sozinhos.