Mais de 50.000 donos de casa desesperados já passaram por aqui!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para Ter e Saber


Sabe aquelas horas em que só uma tesoura sem ponta(iguais as de Eliana - a dos dedinhos -) pode te ajudar a abrir um pacote de qualquer coisa?? Pois é!
E quando você vai procurar a tesoura.. cadê? Danou-se! Nem você, nem o pacote de qualquer coisa!
E nem adianta dizer: "ahh.. mas eu abro com uma faca.." . Você acha realmente que todas as facas estarão sempre limpas? você ainda não mora sozinho? Ah.. entendi.

Enfim.. sugerido por uma aspirante a dentista que está prestes a entrar no mundo dos MORADORES SOZINHOS - Mônica Ciler ( Pode procurar no orkut que ela tá lá! )- resolvi dar umas dicas do que NÃO pode faltar na casa de uma pessoa que mora sozinha.

São elas:

- Tesoura: é.. a história do pacote de novo.
- Super Bonder: pra colar o puxador do armário da cozinha. (acredite, um dia ele quebra!)
- Isqueiro: Ou você acha que as caixas de fósforo não acabam nos domingos à noite?
- Fita Isolante: Substitui a fita adesiva, e ainda isola!(pois é..)
- Álcool: Pra limpar a casa, pra acender a churrasqueira do vizinho num churrasco de domingo, etc..
- Bom ar: Dá duas borrifadas em casa, e tudo certo.. a casa fica com cara de "limpa e arejada".
- Passa Fácil: Pra você borrifar na roupa, mesmo que não vá passa-la.. Eu "agarantho" que fica com cheiro de roupa limpa! Ah, vc não sabia que se chamava Passa Fácil? Nem eu.. até morar sozinho.
- Bom-Bril: Seja pra lavar panela, ou pra colocar na ponta da antena da tv.. vc descobrirá todas as 1001 utilidades!
- Velas: Porque a energia simplesmente acaba quando a bateria do seu celular-lanterna está descarregada!
- PVC e Papel Alumínio: Dizem que vai no forno, na geladeira, etc.. Mas você usará realmente pra cobrir os restos de comida, pra comer no dia seguinte.
- "Cuminho e Corante": A dupla que é famosa na feira dos sábados parece inútil.. mas um dia você precisa dela.
- Telefones: Do gás, da água, de encanador,.. de tudo! Dispensam apresentações, né?

Encerrada, por ora, a sessão COISAS para se TER em casa, passemos à sessão COISAS para se SABER:

- O hospital: de preferência, saiba chegar no hospital de olhos fechados. Vai que você deixe derramar algum ácido nos olhos, e não tenha ninguém pra te conduzir até lá?? Nunca se sabe...
- Farmácia: O número do disk-remédio de uma farmácia 24hrs é um item MUITO indispensável;
- Mercado: Comprar sempre no mesmo mercado é o que há! Se o dono(a) for com sua cara, tenha certeza que ele te ajudará a escolher sempre as melhores cebolas e os melhores tomates.
- Barzinho: A mesma regra do supermercado. Afinal, quem decide se você vai levar a coca-cola MAIS gelada, ou a "mais ou menos".. é o dono do bar!
- Padaria: Mesma regra dos dois aqui de cima. Só quem sabe a hora que vai sair pão quentinho é quem tá vendendo o pão, né..?


Acho que com essa pequena lista de compra e de dicas, morar sozinho já ficou um pouquinho mais fácil, né??

O reggae é lá em casa!


10 entre 10 jovens que estão prestes a morar sozinho sonham com uma vida badalada, cheia de festas, com muita curtição e tudo o que há de melhor pra se fazer quando se mora sozinho.. (Fonte da Pesquisa: Eu mesmo.)

O complemento da ''pesquisa'' acima deveria ser: DOCE ILUSÃO!

Quem vai morar sozinho geralmente busca liberdade.. que muitas vezes significa festas, sair/chegar sem dar satisfações, etc.. Mas, concordem comigo: Isso é o que menos faz diferença quando você tem o poder de dizer: O REGGAE É LÁ EM CASA!

Mas, desiluda e volte para sua vida de Dono de Casa.

Depois de uma festa, você pode encontrar sua casa muito pior do que a foto que ilustra esse texto. Copos escondidos onde você não imaginava que cabiam copos, chão melado, uma pilha de pratos e copos sujos - porque, a esta altura do campeonato, os copos descartáveis já acabaram, e o lixo não cabe mais nada -e tudo de mais bagunçado que você pode imaginar.

E não é só isso. Todos aqueles vizinhos que antes sorriam para você, e te cumprimentavam quando você passava, começam a te olhar diferente. O sorriso se transformou em ódio.. afinal, você não achou que o som que tocava na festa era ouvido só em sua casa, né?

As paredes.. ô Deus. Tem pegada de Havaianas, Opanka, Olympikus, e todas as marcas de tênis e sandália que você pode imaginar..

PORÉM, tem um detalhe que pode te salvar de tudo isso! Se sua casa for pequena(lê-se: que cabe no máximo 3 pessoas confortavelmente..), você tem uma ótima desculpa pra não fazer reggae lá. Do contrário, você sempre será o "Chato que n deixa que façam reggae na casa dele.."

Como a minha querida e distinta Pokebola fica lotada com 4 pessoas, nunca fiz uma festinha dessas lá. No máximo um almoço pros amigos, com eles espalhados pelo chão da casa, e sob um juramento importantissimo:
- CADA UM LAVA O QUE SUJAR. (Simples, e resolve muita coisa.)
Mas, esse é um assunto pra outro post..

As informações do post são de festas na casa de amigos, e muitas cenas estranhas(?) que já presenciei.

Ademais, você descobrirá sozinho(ou comigo) que festa BOA é festa LONGE de sua casa!



Tô doente.. e agora?




Ficar doente e morar sozinho são, com certeza, duas coisas que não combinam! Afinal, quem vai fazer um chá pra você? Quem vai levar água e comprimido na cama? Quem vai perguntar se você já morreu ou se ainda tá vivo?

Dentre as pessoas que moram sozinhas que eu conheço, eu acho que eu sou a que mais tem medo de morrer. Sério mesmo. E não adianta você resmungar aquele papo de “Ahh.. todos nós vamos morrer um dia.. blá blá blá..”. Ok, eu vou morrer um dia.. mas, não precisa ser agora, né?

Fato é que quem mora sozinho e fica doente tem algumas alternativas para tentar se salvar.

A primeira delas é pedir SOCORRO. Se você mora relativamente perto de casa, ligue pra sua mãe, pra sua vó ou pra seu cachorro, mas ligue! Ligue pra alguém e peça pra lhe buscar e lhe levar no médico. Se essa ajuda for negada, meu filho.. sua família só pode ser sua inimiga nº 1.

Se você é do tipo ASSOMBRADO, destranque logo as portas e janelas de sua casa, porque se alguma boa alma resolver lhe socorrer (no caso de um piripaque mais grave) e encontrar a casa toda trancafiada, as chances dessa boa alma desistir são imensas!

Se você é do tipo EU, que tem medo de morrer, faça as duas coisas! Ligue pra alguém da sua família, peça pra lhe buscar, e deixe a casa toda destrancada. Afinal, agilizar o processo de ‘’salvamento’’ é uma boa, né?

Mas se nenhuma dessas dicas resolver seu problema, deixe de ser pão-duro e vá num hospital! Eu sei que é duro gastar o dinheiro da SKOL com médico, mas, fazer o que, né? Gaste seu dinheiro, continue vivo, e estoure o limite da conta universitária todo com a SKOL!

Vou pra festa.. e aí?


Quem mora sozinho e quer ir pra festa curtir tem que ter 2 preocupações básicas:
1) Ter como ir e voltar da festa VIVO e SÃO pra conseguir entrar em casa;
2) Ter MUITO cuidado para não perder a chave de casa.

Como sabemos que arranjar uma carona segura que te pegue e te deixe na porta de casa depois da festa é MUITO raro, vão aí algumas dicas para quem, como eu, tem que se virar se quiser sair pra curtir.
- ÔNIBUS: é desconfortável, só anda lotado, mas, ainda assim, te leva pra qualquer lugar em segurança.
- MOTO TÁXI: tirando a parte dos capacetes fedorentos, e do perigo dos motoboys que andam virados na porra, a moto-táxi é um bom negócio pra voltar pra casa, principalmente se você conhecer o motoboy e/ou tiver certeza que ele não estava bebendo na mesma festa que você.
- TÁXI: A menos que você seja rico, não pegue táxi sozinho. Como você não será a unica pessoa presente na festa, arranje uns amigos e raxe a corrida de táxi com eles. Porém, fique ligado! Taxista é um bicho esperto, e sempre vai pelo caminho mais longo, pra poder ganhar mais.
- AMIGOS: Se a festa não é tãããão longe assim da sua casa, reúna seus amigos pra um ESQUENTE pra festa, e depois desce todo mundo andando! Tomando uma skol e conversando, vcs chegam na festa e nem percebe que andaram. No fim da festa, reúne todo mundo de novo, e os que conseguirem se sustentar em pé voltam andando com você.

No que diz respeito à chave, se você é do tipo ''menino criado com vó'' , que quando vai morar sozinho acha que deixar a chave embaixo da porta para uma EVENTUALIDADE é um bom negócio, de-si-lu-da!

Essa tática realmente foi muito usada.. na época de sua VÓ!

Hoje em dia, antes do ladrão tentar arrombar a porta da sua casa, ele vai levantar seu tapete pra ver se você foi suficientemente BESTA pra deixar a chave lá.

Apesar de saber que meus leitores são muito espertos e jamais fariam isso, fica a dica:
  • Tenha sempre uma cópia da chave de sua casa na mão de um amigo.. de preferência alguém que não bebe, e que não tenha Cleptomania.
Do contrário:
a) Ele vai perder a chave dele e A SUA;
b) Você vai encontrar sua casa só com as paredes no lugar.

Por ora, é só! Se beber, não dirija nem guarde a chave embaixo do tapete da porta principal! Me chame que eu guardo minha chave e a sua!

Fogão, Geladeira, e Microondas : Primeiras impressões

Com certeza, quem mora sozinho precisou de 2 itens básicos para sobrevivência: fogão e geladeira.
O microondas (micro, para os intimos), é um tanto quanto dispensável, mas se você tem um em casa, e sabe como ele te salva nas horas mais difíceis, pode tirar onda com a cara dos amigos que ainda não tem um.

Quem deu a sorte de ter em casa um fogão +- novo e/ou uma geladeira decente que a mãe, encarecidamente, cedeu para que levasse para sua casa nova, deu sorte. Quem não teve essa sorte, se f** pra comprar(pedir/ganhar) tudo novo (meu caso).

Eis que sempre tem uma pedra no meio do caminho de quem compra as coisas novas: O tempo de entrega.
Me mudei para a Pokebola - que um dia será apresentada formalmente - e tive que esperar nada menos que 3 dias para poder abraçar a geladeira e o fogão poder dizer que eles eram MEUS.

Estava eu em casa, num dia tranquilo, lavando os pratos(louça, na linguagem de baiano), quando ouço um cara gritando na porta da pokebola..
Solícito que sou, saí para ver do que se tratava.. foi aí que me deparei com aquela cena linda! A geladeira, o fogão, e o microondas.. praticamente batendo na porta da pokebola, procurando um dono!
O brother da transportadora entrou na pokebola, fez um comentário sem graça sobre o tamanho da casa, e deixou as encomendas lá, ainda embaladas.
Na agunia do momento, eu ja ia ligar a geladeira na tomada, quando o ouço, num grito, dizer:
TEM QUE ESPERAR 2 HORAS, RAPAZ!!

Sendo assim, fica essa dica:
SE VOCÊ COMPROU SUA GELADEIRA, ESPERE PELO MENOS 2 HORAS ATÉ QUE O GÁS DO MOTOR ''ASSENTE'', PARA PODER LIGÁ-LA SEM MAIORES TRAUMAS. (Palavras do brother da transportadora)

Como o fogão e o microondas não precisavam de atenção especial, desembrulhei-os normalmente, feliz da vida.

No entando, o fogão traz mil e um mistérios consigo. A começar pela sua caixa, que pode ser aberta por baixo, deixando-o na posição correta de uso, sem maiores transtornos.

O microondas, simples que é, é fácil até de desembalar. O trabalho maior foi colocá-lo no suporte, afinal, quem mora sozinho se desgraça sozinho.
Ahh, a dica importante pro microondas é NÃO colocá-lo em cima da geladeira, porque segundo o manual da mesma(aquele que quem mora sozinho nunca lê), isso aumenta o consumo de energia.. SABE DEUS COMO!
Além do que, fica ridículo, né?

Depois de desembalar o fogão e o microondas, e de limpar a "bagaceira" dos plásticos que com certeza ficaram jogados pelo chão, já passaram-se as 2 horas, e a geladeira ja pode ser ligada!

Por fim, depois de ter explorado as funções de cada coisa, só me restou colocar os ímãs na geladeira, e aprender a conviver com o barulho do motor, que, numa casa pequena, é perceptível a qualquer hora.

Bem - vindo à minha casa!

Seja bem vindo à minha "casa"!

De tanto rodar a internet procurando um blog pra compartilhar experiências e dar dicas pra quem mora sozinho, resolvi eu mesmo fazer um blog, contando como é a vida de quem se viu, de uma hora pra outra, transformado em DONO DE CASA!

As postagens que vocês acompanharão aqui não serão programadas, mas sim fatos corriqueiros, que podem acontecer com qualquer pessoa que more sozinha.

Como a idéia do blog já tem um tempinho, tenho alguns textos prontos, mas que não foram postados em lugar algum.. Então, na medida do possível, publicarei os textos que já tenho.

Quem se identificar com o blog e quiser mandar seu próprio texto, é só entrar em contato comigo que eu publico aqui!!

Abraços