Mais de 50.000 donos de casa desesperados já passaram por aqui!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Primeiro Café: Missão Cumprida!




Salve salve, donos de casa!!
Depois de alguns dias sem postar ( por falta de tempo e de sugestões de posts ), cá estou eu!
Bom, vamos ao assunto principal do post! rs

Que atire a primeira xícara aquele dono de casa que nunca se viu forçado a usar Nescafé por não saber fazer café da maneira tradicional (com coador, pó, etc )! Pois é.. até uns dias atrás, eu ficaria pianinho.. mas, hoje é um dia especial!! Fiz meu primeiro café! xD

E eu que achava que era um bicho de sete cabeças.. tsc. Na verdade, é mais fácil do que lavar banheiro seguindo as dicas do blog. rs

Vamos às dicas do café:
Primeiro, separe as coisas que você vai usar, pra evitar o corre-corre quando a água começar a ferver ( é, ela vai ferver, e vai evaporar se você não ficar esperto.).

Bote em cima da mesa, da pia, ou segure na mão mesmo:
- Cuador (ou coador, sei lá.)
- Garrafa Térmica (vulgo Quente-Frio)
- Colher
- Pó de Café.

Pra começar, coloque água na panela, e bote pra ferver. A quantidade de água que você usará depende exclusivamente do tamanho da sua garrafa térmica e/ou do tanto de gente que vai beber do seu café.
Como a garrafa térmica da PokeBola é pequena e só eu ia beber meu café, usei pouca água.. mas não medi com copo, nem nada.. foi no olhômetro mesmo.

Depois que a água começar a ferver, jogue UM POUCO da água na garrafa térmica, e coloque a panela no fogo novamente. Isso serve pra tirar alguma sujeira que eventualmente pode ter ficado no fundo da garrafa.

DICA: Se sua garrafa térmica for NOVA, olhe se não tem um pequeno manual de instruções dentro dela. Eu não olhei, e por pouco meu café não saiu com papel e tudo. (concorde comigo: idéia de jegue colocar o manual dentro da garrafa, né? Alô, fabricantes..)

Próximo passo: Colocar o café na água.
Da mesma maneira que você teve que estimar a quantidade de água a ser usada, tem que estimar a quantidade de café. Pro café da PokeBola eu usei 1 e 1/2 colher de pó de café.

Coloque o pó de café na água, e misture. Espere um pouquinho pra dar mais uma fervida, e comece a despejar o café no coador, que a esta altura do campeonato já deve estar devidamente posicionado em cima da garrafa. (Com uma mão você segura o coador, e com a outra derrama o café)

Dica: Muita gente coloca o açúcar durante a preparação do café, mas eu não gosto de fazer assim. Afinal, é mais prático colocar o açúcar no café quando ele já estiver na xícara, e ir provando até ficar doce, né? Enfim.. fica a seu critério.

Por fim, é só degustar essa IGUARIA que você acabou de preparar.

Se ficou bom, se orgulhe de seu café. Se ficou ruim, prefira pensar que foi a marca do pó de café que não era tão boa assim..

Bom, o basicão tá aí.
Com o passar dos dias, você vai fazendo as adaptações que julgar necessárias(como o tanto de água, o tanto de pó de café, etc.), e pode até "criar'' sua própria maneira de fazer café.

P.S.: A matéria não tá TÃÃÃO elaborada porque foi feita "nas coxas", afinal, depois de fazer o café você tem que lavar a panela, o coador, e etc, né? Então, lá vou eu! A pia me espera!

Abraços

Dicas, sugestões, e/ou curiosidades? Compartilhe comigo e com os demais moradores-sozinhos.


3 comentários:

  1. Que ciência pra fazer um café meu Deus, mas é a vida de meninos que moram sozinhos rs

    ResponderExcluir
  2. Até ontem, café pra mim era um mistério. Impossível de fazer. rs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, agora eu seu fazer café!! rs

    ResponderExcluir